PERSONAGENS DE FRONTEIRA

DIMENSÃO SIMBÓLICA DA COMUNICAÇÃO E DO CONSUMO MIDIÁTICO

Visualizações: 46

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.56579/epistimoniki.v1i3.17

Palabras clave:

ESPAÇO DE FRONTEIRA, COMUNICAÇÃO, CONSUMO MIDIÁTICO

Resumen

Este escrito busca establecer un diálogo entre propuestas teóricas y metodológicas con relatos de algunos
actividades que se están desarrollando en la construcción de la tesis doctoral en Comunicación Social, en conjunto con el
Programa de Postgrado en Comunicación de la Universidad Federal de Santa María (UFSM). la busqueda
Inició en 2023 y se encuentra en fase de construcción conceptual y aportes metodológicos. La intención es crear un escenario.
de yuxtaposición multidisciplinar entre conceptos de espacio fronterizo, comunicación y consumo de medios. Tú
Los “personajes fronterizos” son los objetos empíricos que aportan como fuente de información: las respuestas.
de estos jóvenes estudiantes de medicina brasileños en Santo Tomé/AR, sirven como referencia para la reflexión sobre
aspectos de su vida cotidiana intercultural. El problema rector de esta articulación es observar cómo
establece las relaciones de uso - de estos personajes, con los medios de comunicación tradicionales, así como con
nuevas tecnologías de la información y la comunicación. La metodología se basa en la perspectiva etnográfica de
inserción en el campo de la investigación, apropiándose de herramientas como entrevistas en profundidad, observaciones
y diario de campo. En este sentido se han desarrollado algunas interacciones, es decir, el objetivo es realizar este
aproximación al movimiento y entrevista individual a un total de doce personajes fronterizos al final de la tesis
en 2026. Sin embargo, el trabajo de mapeo y toma de contactos se inició en 2024, permitiendo así
Acceso a tres personajes voluntarios. Por tanto, es el resultado de estas iniciativas lo que pretendemos informar
aquí en este artículo, analizando algunas notas y posibilidades.

Biografía del autor/a

Sáryon Azevedo, Universidade Federal do Pampa

Doutorando (2023) no Programa de Pós Graduação em Comunicação (POSCOM - Doutorado) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com previsão de término em 2027. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC) da Unipampa Campus São Borja (2021). Graduado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Unijuí (2001). Possuo Curso de Aperfeiçoamento no Programa de Pós-Graduação em Gestão de Processos de Comunicação, também pela Unijuí. Profissionalmente atuei na Unijuí FM / RTVE Educativa, como locutor, produtor, redator e editor. Atuação também no setor de Apoio Cultural no cargo de Adjunto em Comunicação. Acumulo experiência como Assessor de Imprensa quando atuei como Diretor do Departamento de Imprensa e Divulgação da Prefeitura Municipal de São Borja. Posteriormente, desenvolvi a função de Gerente Comercial da Empresa São-Borjense de Comunicações LTDA, que envolve a Rádio Cultura AM e Fronteira FM. Aprovado em Concurso Público ingressei em 2011 na Universidade Federal do Pampa - Unipampa, ocupando cargo de Técnico em Audiovisual junto a Assessoria de Comunicação Social - ACS. Atualmente atuo como Chefe do Setor de Laboratórios (portaria n 1260 de 24/08/2021) que envolve os laboratórios de Fotografia, Televisão e Rádio da Instituição auxiliando nos processos e projetos de pesquisa, ensino e extensão. Também já desenvolvi atividade como professor do Curso de Fotografia Digital e Photoshop do SENAC/RS unidades de São Borja e Itaqui. Possuo conhecimento e experiência na área de Comunicação Social, Publicidade, Assessoria de Imprensa e Audiovisual com ênfase em produção eletrônica, propaganda, criação, rádio, redação, imagens, edição e direção vídeos e fotografia. Experiência em instituições de educação públicas e particulares como universidades, cursos e escolas, bem como em empresas da iniciativa privada.

Citas

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

BAUMAN, Zygmunt. Vida para o consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand do Brasil, 1998.

BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. 8. ed. São Paulo: Perspectivas, 2015.

CANCLINI, Néstor Garcia. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: Editora USP, 2011.

CANCLINI, Néstor Garcia. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. 5. ed. Rio de Janeiro: UFRJ, 2005.

CASTELLS, Manuel. O poder da comunicação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

MATTOS, Carmen Lúcia Guimarães de. A abordagem etnográfica na investigação científica. In: MATTOS, Carmen Lúcia Guimarães de; CASTRO, P. A. (org.) Etnografia e educação: conceitos e usos. Campina Grande: EDUEPB, 2011. Disponível em: https://books.scielo.org/id/8fcfr/pdf/mattos-9788578791902-03.pdf. Acesso em: 10 mai. 2024.

MARTINO, Luiz Claudio. Sobre o conceito de comunicação: ontologia, história e teoria. Questões Transversais: Revista de Epistemologia da Comunicação, vol. 7, n. 14, jun./dez. 2019.

PINTO, Muriel; COLVERO, Ronaldo Bernnardino. A região de fronteira São Borja-Brasil / Santo Tomé-Argentina: representações sociais tradicionais pós construção da ponte da integração (1994 - 1997). Revista Redes, Santa Cruz do Sul/RS, online, v. 20, n. 3, p. 303 - DOI: https://doi.org/10.17058/redes.v20i3.3412

, set./dez. 2015.

PERUZZO, Cicilia Maria Krohling. Observação participante e pesquisa-ação. In: BARROS, Antonio; DUARTE, Jorge (org.) Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Atlas, 2006.

RETAMOSO, Alex Sander Barcelos. Fronteira, Ponte e Rio: limites e passagens para diferentes atores em São Borja. Tese defendida no Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais na Unisinos – Universidades do Vale dos Sinos. São Leopoldo, 2021.

SCHERER, Fernanda. Consumo midiático em comunidade On-Line: um estudo sobre o mundo T-Girl. Dissertação de Mestrado da UFSM Santa Maria/RS, 2016. DOI: https://doi.org/10.5902/2316882X23004

SODRÉ, Muniz. Reinventando a cultura: a comunicação e seus produtos. Rio de Janeiro: Vozes, 2009.

SODRÉ, Muniz. Reinventando a educação: diversidade, descolonização e redes. Rio de Janeiro: Vozes, 2012.

STRASSBURGUER, Tabita. A participação da mídia na construção de representações sobre a fronteira São Borja/BR - Santo Tomé/AR. Tese defendida no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande

do Sul. Porto Alegre, 2018.

SLATER, Don. Cultura do consumo e modernidade. São Paulo: Nobel, 2002.

TRAVANCAS, Isabel. Fazendo etnografia no mundo da comunicação. In BARROS, Antonio; DUARTE, Jorge (org.) Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Atlas, 2006.

WEBBER, Maria Aparecida; SILVA, Regina Coeli Machado. Entre pontes e livros: educação superior em medicina na fronteira Brasil – Paraguai. In: Fronteiras, deslocamentos e suas dinâmicas sociais, (revista) organizado por Eric Gustavo Cardin, José Lindomar C.

Albuquerque. Coleção Observatório Etnográfico v.3 EDUFU Editora da UFU - Universidade Federal de Uberlândia/MG, 2022.

Publicado

2024-10-30

Cómo citar

Azevedo, S. (2024). PERSONAGENS DE FRONTEIRA : DIMENSÃO SIMBÓLICA DA COMUNICAÇÃO E DO CONSUMO MIDIÁTICO. EPISTIMONIKI: Revista De Educação, Práticas Interdisciplinares E Inovação Científica, 1(3). https://doi.org/10.56579/epistimoniki.v1i3.17

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.