MILITARISMO NA EDUCAÇÃO PÚBLICA: ANÁLISE A PARTIR DA REALIDADE DE URUGUAIANA-RS

Visualizações: 31

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/epistimoniki.v1i4.20

Palavras-chave:

Programa Nacional de Escolas Cívico-Militar, Uruguaiana, Ideológica, Revogação

Resumo

Em Uruguaiana-RS, o Programa de Escola Cívico-Militar foi implantado no ano de 2020, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Elvira Ceratti e considerou a abrangência e a localidade da instituição de ensino. Em 2023, o Governo Federal publicou o Decreto Federal nº 11.611/2023, revogando o Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares, rompendo assim como uma proposta ideológica, conservadora e reacionária de educação. Após a revogação do Programa, integrantes de grupos conservadores no Congresso Nacional apresentaram projetos de lei recriando o referido Programa no Estado Brasileiro. Em Uruguaiana, desde o encerramento do Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares, apresentaram-se duas solicitações oficiais na Câmara Municipal de Vereadores de Uruguaiana endereçadas ao Poder Executivo Municipal de Uruguaiana para a manutenção do Programa de Escola Cívico-Militar em Uruguaiana.  O cenário brasileiro e local indicam e alertam que o Programa Nacional de Escolas Cívico-Militar conta ainda com sustentação política nos parlamentos brasileiros e, até, apoio de Governadores de Estados.  Em razão disso, produziu-se estudo, a partir do contexto de Uruguaiana, sobre o impacto do encerramento do Programa e as iniciativas de grupos de extrema-direita na manutenção do militarismo nas escolas públicas brasileiras.

Biografia do Autor

Leandro Jacques Martins, Professor da Rede Pública Municipal de Uruguaiana-RS

Especialização em Gestão Escolar (2023), Especialização em Linguagens, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho (2022), Especialização em Atendimento Educacional Especializado (2021), Especialização em Orientação Educacional (2021), Especialização em Gestão Pública (2019), Especialização em Literatura Brasileira e Contemporânea (2019), Especialização em Língua Portuguesa (2018), Especialização em Metodologia do Ensino de Arte (2018), Especialização em Supervisão, Orientação e Inspeção Escolar(2016), Especialização em Gestão Escolar (2015), Licenciatura em História (2020), pela Faculdade Educacional da Lapa, Superior de Tecnologia em Gestão Pública, pela Universidade Norte do Paraná (2014) e Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Língua Espanhola com as respectivas Literaturas, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Campus Uruguaiana (2004). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Produção Textual, na área de Gestão Pública, com ênfase em Administração Pública e na área de Educação, com ênfase em Gestão Escolar, Supervisão Escolar e Orientação Educacional. Atualmente, é Professor de Língua Portuguesa, na Escola Municipal de Educação Básica Rui Barbosa, em Uruguaiana-RS.

Joanilto Villela, Instituto Federal Farroupilha

Graduado em Letras (habilitação Português/Inglês e respectivas Literaturas) pela Universidade Regional do Pampa - Campus São Borja (Urcamp/SB) 2000, sendo especialista em INTERDISCIPLINARIDADE pela AUPEX/SC (2006) e em MÍDIAS NA EDUCAÇÃO pela UAB/EAD da UFSM/RS (2012), Licenciado e Bacharel em Educação Física - UNIDERP Anhanguera (2020), especialista em Treinamento Desportivo e Personal Training pela Anhanguera (2022), tendo o curso técnico-profissionalizante em Informática para Internet pelo IF Farroupilha - Campus São Borja (2014), bem como curso Técnico-profissionalizante em Secretariado pelo IF Farroupilha - Campus Panambi (2018), além de estar sempre fazendo cursos de aperfeiçoamento nas áreas de formação. Técnico Administrativo em Educação no Instituto Federal Farroupilha desde 2011.

Gizelle Ayres Valença , Prefeitura Municipal Uruguaiana

Possui graduação em Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental pela Faculdade Educacional da Lapa (2021), curso Técnico em Segurança do Trabalho pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (2015) e Curso Técnico em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias pelo Ministério da Saúde - MS e pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.. Atualmente é agente de combate às endemias da Prefeitura Municipal Uruguaiana. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Coletiva, segurança no trabalho, gestão ambiental e saúde pública

Referências

Programa Nacional de Escolas Cívico-Militar; Uruguaiana; Ideológica; Revogação.

Downloads

Publicado

2024-12-30

Como Citar

Martins, L. J., Villela, J., & Ayres Valença , G. (2024). MILITARISMO NA EDUCAÇÃO PÚBLICA: ANÁLISE A PARTIR DA REALIDADE DE URUGUAIANA-RS. EPISTIMONIKI: Revista De Educação, Práticas Interdisciplinares E Inovação Científica, 1(4). https://doi.org/10.56579/epistimoniki.v1i4.20

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.